Nos últimos 10 anos prestando consultorias presenciei dezenas de processos de gestão de mudança e separei em quatro grupos de pessoas em relação a aceitabilidade das pessoas diante da mudança:
ACEITADORES (7%) – São aqueles que aceitam rapidamente e se adaptam facilmente a mudança. Tornam-se apoiadores dela e são o sonho que todos os gestores de RH.
CONVENCEDORES (43%) – São aqueles que aceitam a mudança depois que se convencem dos aspectos positivos dela e são influenciados diretamente pelos aceitadores. Também são bem vistos pelos gestores de RH.
DEMORADORES (43%) – São aqueles que mudam quando quase todos já mudaram e não tem mais meio termo. Apesar de pouco adepto a mudanças acabam acatando, porem são muito influenciados pelas ideias do próximo grupo.
SABOTADORES (7%) – São aqueles que não só não mudam como torcem contra a mudança. Altamente críticos estão sempre focados no lado negativo especialmente durante o processo de introdução e adaptação da mudança. Buscam influenciar os demoradores.
O último grupo são os que normalmente serão descartados num processo de mudança por conta do efeito negativo na equipe e são desprezados pelos gestores de RH.
Toda mudança tem aspectos positivos e negativos, porém a MUDANÇA é essencial para a continuidade dos negócios. Profissional que não é adepto a mudanças não está gerando uma marca pessoal de sucesso e a cada dia terá as portas fechadas no competitivo mercado de trabalho.
Pense nisso e sucesso!
Fonte: Anderson Hernandes via www.andersonhernandes.com.br
Veja Também:
Comentários
Postar um comentário
Compartilhando idéias e experiências sobre o cenário tributário brasileiro, com ênfase em Gestão Tributária; Tecnologia Fiscal; Contabilidade Digital; SPED e Gestão do Risco Fiscal. Autores: Edgar Madruga e Fabio Rodrigues.