O profissional da Contabilidade esteve em destaque nas palestras do maior evento sobre o Sistema Público de Escrituração Digital do país, o 3º Fórum Sped Porto Alegre, realizado na quarta-feira, 15 de abril, no Teatro do CIEE, com o apoio do CRCRS.
“Bloco K, a produção na mesa de discussão” foi a palestra de abertura do evento, com o moderador da rede social Sped Brasil, Jorge Campos, que enfocou a importância da mudança cultural para o enfrentamento das exigências do Sped. Campos expôs o detalhamento das informações a serem remetidas ao fisco e destacou a necessidade da capacitação continuada do profissional da contabilidade nesse novo cenário.
O administrador e auditor Edgar Madruga, pós-graduado em Informática Pericial, citou pesquisa da Info-Money, que aponta a necessidade de profissionais da contabilidade com formação cada vez mais multidisciplinar, vinculada, em especial, às áreas do Direito e da Administração. Segundo ele, o grande desafio da atualidade é a capacidade da gestão da massa de dados gerada pelo mundo moderno.
A responsabilidade do profissional da contabilidade no contexto do Sped também foi o tema da palestra de José Alberto Maia, auditor-fiscal do trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego. Esses profissionais têm um papel fundamental no atual momento, porque respondem por cerca de 905 dos registros que irão basear o eSocial, afirma Maia.
A manhã foi encerrada com a palestra “Sped: Uma abordagem empresarial”, de Roberto Dias Duarte, que destacou como as empresas precisam compreender o Sistema Público de Escrituração Digital e transformar sua cultura. De acordo com o palestrante, considerado o maior autor sobre o tema no Brasil, o profissional da contabilidade que é empreendedor deve considerar a infinidade de opções estratégicas para transformar seu antigo escritório em uma empresa afinada com o contexto atual. Para tanto, é necessário, antes de se pôr em campo, pensar e avaliar esse contexto.
À tarde, as atividades foram retomadas com a palestra ministrada Jonathan Oliveira supervisor nacional da Escrituração Fiscal Digital Contribuição, que abordou as contribuições sociais sobre a receita. Na oportunidade ele destacou as inovações previstas para 2015 e 2016, como, por exemplo, a possibilidade da substituição do PIS/Pasep por uma nova contribuição.
O diretor da Decision IT, entidade realizadora do evento, Mauro Negruni, dividiu sus explanação em dois momentos. Primeiro abordou o cenário atual e futuro dos documentos fiscais eletrônicos, quando destacou a necessidade de reduzir o numero de vezes que a mesma informação é enviada ao fisco e, com isso, minimizar o retrabalho dos profissionais contábeis para atender as obrigações fiscais. Após, ele teceu comentários sobre os aspectos não trabalhistas do eSocial.
O evento foi finalizado com a participação do supervisor nacional do Sped, Clóvis Peres, que enfatizou as principais mudanças trazidas pela Escrituração Contábil Fiscal, o mais novo produto integrante do Sistema Público de Escrituração Digital. Na ocasião, Peres realçou o impacto do projeto que traz novidades importantes, como a integração da escrituração com a contabilidade do contribuinte o que trará um grande avanço na área.
Fonte: CRC RS.
Comentários
Postar um comentário
Compartilhando idéias e experiências sobre o cenário tributário brasileiro, com ênfase em Gestão Tributária; Tecnologia Fiscal; Contabilidade Digital; SPED e Gestão do Risco Fiscal. Autores: Edgar Madruga e Fabio Rodrigues.