Artistas quando vão ao palco, mesmo os mais experientes, sentem um “calafrio” na espinha ao fazerem estreias de espetáculos, ao menos é o que relatam. Nesta mesma linha, os palestrantes do Fórum SPED Porto Alegre, ano após ano tem sentido uma mistura de sensações de alívio e realização, pois após o início das palestras, pelo domínio do tema, acalmam-nos e ocorre tudo como previsto (idem aos artistas de teatro, com um improviso aqui um equívoco ali...).
Ano após ano temos realizado (equipe de organização) o Fórum que como no caso dos artistas, a cada temporada vai se tornando melhor, mais organizado e mais elogiado (ufa! ainda bem). Nesta edição, que pela primeira vez, foi realizado num formato de teatro, no Teatro do CIEE e contou com efeitos de luzes, camarins e o próprio “clima” do local (um teatro), além do grande palco, óbvio.
Os temas do Sistema Público de Escrituração Digital – SPED, foram abordados um a um, através de uma agenda criteriosamente elaborada e criou um clima de atenção na plateia – formada por advogados, analistas de sistemas e negócios, contadores, administradores e gestores (especialmente de RH) de vários locais do país – em que poderia ouvir-se uma borboleta voando naquele espaço enorme.
Jorge Campos, Edgar Madruga, Roberto Dias Duarte, José Alberto Maia, Jonathan Oliveira e eu (Mauro Negruni) passamos pelo palco do teatro, mas poderíamos dizer que fluímos pelos manuais e conceitos da legislação do Bloco K, da auditoria digital, da gestão fiscal, do eSocial, da EFD Contribuições, da EFD Fiscal e documentos digitais (NFCe, cupom eletrônico SAT-ECF, NFe, CTe, etc) e Dr. Clóvis Peres Coordenador Nacional do SPED encerrou com magnífica palestra sobre a Contabilidade Fiscal – ECF.
Autores, co-autores de livros, especialistas renomados, estudiosos do assunto, “dedicados acadêmicos – graduados pela experiência em fazer o dia-a-dia das obrigações” fomos repassando assuntos polêmicos e impactantes nas organizações de forma que os “ecos” deste fórum acompanhem os participantes por um longo período. Como sempre recebemos pessoas de todos o Brasil, predominantemente profissionais do sul e sudeste do Brasil, contudo representantes do norte, centro-oeste e nordeste fizeram sua marca num dos maiores fóruns do Brasil sobre o tema.
A grande parceria dos apoiadores, patrocinadores, entes estatais com a grandiosa organização permitiu que a realização desta edição tivesse o grande resultado que obtivemos em qualidade de conteúdo, parabéns para a aficionada equipe da Decision IT. Aliado ao grande clima de conhecimento juntou-se o brilhantismo da mestre de cerimonias professora Ana Tércia Rodrigues.
Mais do que um espetáculo o Fórum SPED Porto Alegre sempre foi considerado um momento de reflexão e críticas no sentido de melhoria do ambiente de obrigações com os entes estatais. Mais claro que nunca ficou o interesse dos presentes em redução do esforço de cumprimentos de obrigações, simplificação de processos e maior ganho de gestão para as companhias. Neste sentido iniciou-se uma campanha para a eliminação de redundâncias de obrigações, redução da burocracia (digital ou não) e melhoria de gestão sobre os dados públicos entregues ao SPED.
Os patrocinadores, apoiadores, palestrantes, organizadores e espectadores devem colocar em local de destaque sua participação, pois a colaboração mútua propiciou um grande evento digno das suas centenas de cadeiras ocupadas por um dia inteiro de pensar em SPED e questionamentos interessantíssimos a serem publicados, juntamente com as manifestações dos palestrantes, no blog www.mauronegruni.com.br para que mais profissionais possam ter acesso ao conteúdo do Fórum SPED Porto Alegre 2015.
Por Mauro Negruni
Fonte: baguete
Comentários
Postar um comentário
Compartilhando idéias e experiências sobre o cenário tributário brasileiro, com ênfase em Gestão Tributária; Tecnologia Fiscal; Contabilidade Digital; SPED e Gestão do Risco Fiscal. Autores: Edgar Madruga e Fabio Rodrigues.