É da natureza do ser humano buscar conhecimento. Ser curioso. Isso é o que nos diferencia dos demais animais, isso é o que nos permitiu evoluir. Bem, isso e o polegar opositor. E o que fazemos quando nos deparamos com algo novo? Como lidar com a novidade? Comparamos com algo que já conhecemos. Algo que é do nosso domínio, a que estamos habituados e até confortáveis.
Pois bem, neste momento estamos todos nos deparando com uma grande novidade: o eSocial. Um grande projeto, com ambições maiores ainda e que será o assunto principal de extensas reuniões por muito tempo.
Como fazer para compreender uma novidade tão grande?
Como habituar-se a ela?
Como começar?
Comparando a algo que conhecemos, claro! Comparando com outro grande projeto do SPED que já permeou a nossa realidade e está presente na vida de todos: a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Com esta percepção inicial, podemos aproveitar no eSocial toda a aprendizagem adquirida no projeto mais maduro do SPED até o momento e que, como o eSocial, revolucionou cultura, processos e sistemas, digitalizando obrigações, mas sem alterar a legislação.
Se compararmos o eSocial com a NF-e, perceberemos que ambos:
• Baseiam-se em eventos;
• Utilizam o XML para troca de informações;
• Possuem um ambiente nacional (provido pelo SERPRO) receptor dos eventos;
• Optaram por um viés técnico nas suas gestões de projeto;
• Não modificam ou interferem na legislação vigente;
Baseando-se nestas semelhanças, conseguiremos entender um pouco melhor o eSocial, principalmente em relação a sua mecânica, seu funcionamento no dia a dia. Claro que precisaremos entender em mais detalhes as particularidades do eSocial, mas sabendo o que passamos durante o projeto da NF-e, já temos uma boa noção do que nos espera pela frente.
É claro que o eSocial e a NF-e também têm suas diferenças. Algumas delas fundamentais. Mas isso é assunto para outro artigo que publicarei nos próximos dias no Blog do Mauro Negruni.
Por Juliano Stedile – Especialista em Documentos Fiscais eletrônicos da Decision IT
Fonte: Decision IT via Mauro Negruni
Comentários
Postar um comentário
Compartilhando idéias e experiências sobre o cenário tributário brasileiro, com ênfase em Gestão Tributária; Tecnologia Fiscal; Contabilidade Digital; SPED e Gestão do Risco Fiscal. Autores: Edgar Madruga e Fabio Rodrigues.