Uma recente pesquisa realizada pela ESET na América Latina identificou que 88% dos internautas já perderam algum tipo de dado por falta de backup. Esse comportamento de risco possibilitou um recente ataque, batizado de Ransonware. O golpe criptografa arquivos, documentos e imagens do computador infectado e exige o pagamento de BitCoins, para que os usuários que não tiverem um backup das informações voltem a ter acesso aos arquivos.
A ESET estima que, em uma semana, o golpe – identificado em 20 de março deste ano – infectou mais de 15 mil usuários, em mais de 50 países. Para ter acesso às informações criptografadas pelo malware, os cibercriminosos exigiam um pagamento inicial de US$ 1.000,00, o equivalente a 1,92 BitCoins, que aumentava com o passar do tempo.
Ou seja, a falta de um backup adequado custou caro para muitos internautas ao redor do mundo. Essa é apenas uma das diversas situações que podem ocasionar a perda dos dados. É possível também ocorrer por conta de um roubo físico do dispositivo, falhas no sistema de armazenamento, etc. Dessa forma, reforço a importância de manter uma cópia de segurança de arquivos importantes, que contenham documentos, imagens, contatos, entre outros.
Para ajudar os usuários a realizar o backup adequado dos dados, abaixo, sugiro alguns passos de como criar cópias de segurança seguras:
• Faça backup dos arquivos na nuvem ou em HD externo, ou até mesmo duas cópias em dois locais diferentes
• Evite conexões aos serviços em cloud por meio de redes não confiáveis
• Evite conectar seu HD de backup em outros computadores
• Instale uma solução de segurança em seus dispositivos móveis, como HD externo, flashdrive, cartões de memória, etc
• Utilize senhas seguras para acesso aos serviços em cloud. As mesmas devem ter números, letras maiúsculas e minúsculas e caracteres, e precisam ser alteradas periodicamente
• Não salve as senhas em local público ou em equipamentos compartilhados
Com essas dicas, você terá seus arquivos seguros e, em caso de perda, basta restaurá-los.
Camillo Di Jorge
Camillo Di Jorge é Country Manager da ESET Brasil
Fonte: IT WEB
Comentários
Postar um comentário
Compartilhando idéias e experiências sobre o cenário tributário brasileiro, com ênfase em Gestão Tributária; Tecnologia Fiscal; Contabilidade Digital; SPED e Gestão do Risco Fiscal. Autores: Edgar Madruga e Fabio Rodrigues.