Dirigir o próprio destino, fazer o que deseja, ter liberdade, ousar no comando da empresa. Eis o recado dado por 56% do grupo de mais de 4 mil jovens de todas as regiões do país que participaram da pesquisa sobre empreendedorismo da Companhia de Talentos em parceria com a Nextview People. Abaixo o patrão. A turma na faixa dos 17 aos 26 anos quer ter o próprio negócio. A tendência é confirmada pelo Sebrae Pernambuco, onde cresceu mais de 40% a procura de jovens por orientação no balcão de atendimento.
Na pesquisa da Companhia do Talento/Nextview People, o Nordeste aparece em quarto lugar entre as regiões do país onde mais aumentou o desejo da turma jovem ter o negócio próprio. O Norte lidera em primeiro lugar, e o Sudeste fica na lanterna, em quinta posição.
O maior acesso à educação da população em todos os níveis é apontado pela consultora em recursos humanos da Nextview Elisa D’Almeida Mota como um dos fatores que estimula o empreendedorismo no país. A dificuldade em se conquistar o primeiro emprego também conta.
Valdir Cavalcanti, analista de orientação empresarial do Sebrae-PE, diz que atualmente os cursos de graduação já preparam esse público para o mundo dos negócios. Segundo ele, os que buscam consultoria demonstram ter mais informações sobre os conceitos básicos para tirar seu sonho de empreender da gaveta. “Eles têm a ideia do que querem. São mais pé no chão e mais cautelosos, porque estão preocupados em acertar”, ressalta.
Entre os segmentos mais procurados pelo jovem empreendedor pernambucano está o setor de serviços, em especial a área de tecnologia da informação, e os negócios de e-commerce, além de gastronomia, eventos e entretenimento. No comércio varejista, a preferência é pela área de acessórios para informática e telefonia. “Na verdade, o jovem descobre a característica de empreender que ele desconhecia e coloca em prática. Ele quer fazer negócios e gerar resultados”, resume.
Para o jovem que sonha com o empreendedorismo vale a pena seguir os três passos indicados pelo Sebrae-PE. Em primeiro lugar, ele deve se identificar com o tipo de negócio. A segunda dica é elaborar um bom plano de negócios com a análise da viabilidade econômica da atividade. Colocar as metas por escrito é uma forma de se comprometer com os resultados. Vale lembrar que o atendimento no Sebrae é gratuito.
Fonte: www.diariodepernambuco.com.br via www.robertodiasduarte.com.br
Por Rosa Falcão | DIÁRIO DE PERNAMBUCO
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