O Paraná oficializa a Nota Fiscal do Consumidor eletrônica (NFC-e) |
O Paraná definiu a Nota Fiscal do Consumidor eletrônica (NFC-e) como o documento eletrônico de venda ao consumidor final no estado. A publicação do Decreto Nº 12231 foi feita no final de setembro no Diário Oficial do Estado e esta determinação atinge diretamente todo o segmento varejista do Paraná. A Associação Comercial do Paraná (ACP) vai apoiar o projeto da NFC-e no Estado.
“A NFC-e trará benefícios para nossos empresários, principalmente diminuindo os custos envolvidos no hardware de frente de loja, na manutenção desses equipamentos e, principalmente, uma melhor logística operacional”, afirma o Gerente Executivo da ACP, Esdras Marinzeck Leon.
A ACP promoveu, no dia 2 de outubro, um simpósio, em conjunto com a Secretária da Fazenda, Coordenador da Receita Estadual do Paraná e de técnicos envolvidos no projeto NFC-e, para apresentar e discutir esse novo sistema aos empresários do setor. De acordo com a apresentação feita no simpósio, o projeto piloto NFC-e Paraná estabelece que para este mês de outubro está previsto o ambiente de produção para emissão da NFC-e com validade jurídica (pilotos). A partir de 2015, a NFC-e estará aberta à adesão voluntária de contribuintes paranaenses e, em 1º de julho de 2015, NFC-e será alternativa para atender a obrigatoriedade do PAF-ECF.
A Associação Comercial do Paraná já disponibiliza aos associados uma solução para a Nota Fiscal eletrônica (NF-e), por meio de uma parceria com a Inventti, firmada em 2010. A empresa catarinese de TI já atende cerca de duas mil empresas da ACP com a NF-e e agora vai ampliar sua atuação no Estado com sua solução voltada para a Nota Fiscal do Consumidor eletrônica, com soluções em nuvem (Cloud Computing) ou instaladas no ambiente do associado ACP. A Associação Comercial do Paraná é uma entidade parceria do comércio há 124 anos e oferece aos seus associados produtos e serviços que atendem de micro a grandes empresas. No total, tem cerca de 15 mil associados em todo o Estado.
Fonte: Bonde via Roberto Dias Duarte
Comentários
Postar um comentário
Compartilhando idéias e experiências sobre o cenário tributário brasileiro, com ênfase em Gestão Tributária; Tecnologia Fiscal; Contabilidade Digital; SPED e Gestão do Risco Fiscal. Autores: Edgar Madruga e Fabio Rodrigues.