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Desconstruindo a imagem do Contador

Do outro lado a nossa realidade onde a Receita Federal já
 chegou a dizer que prevê redução de 40% dos escritórios
de contabilidade, onde muitos donos de escritório estão
buscando um novo rumo. Onde clientes não percebem
a diferença nos serviços dos escritórios contábeis 
optandosempre pelo mais barato.
“Desconstrução de imagem” essa foi a expressão utilizada por um cliente que atendo realizando o marketing do seu escritório de contábil.
A palavra chamou minha atenção, pois o que tento fazer é justamente construir a imagem do profissional
contábil e de suas empresas.
Mas ao parar analisar, realmente minha cliente tinha razão.
É necessário sim desconstruir a imagem do profissional contábil para que se possa criar uma nova identidade perante a classe empresarial.
Explico melhor: os empresários tem enraízados em sua mente e em seus conceitos que o profissional contábil é aquele sujeito introspectivo sentado atrás de uma mesa e com uma pilha de papeis e que todo mês faz 3 coisas básicas par o cliente: cobra o honorário, recolhe documentação e entrega guias para pagamento de impostos.
Essa imagem foi construída por muitos colegas infelizmente, ao longo dos anos.
Muitos colegas que procuram meu trabalho passam pelas mesmas dificuldades: pouco valorizados pelos clientes, perdem clientes para escritórios que aviltam honorários e não conseguem captar novos.
Também tem imensas dificuldades de superar velhos conceitos e fazem grande parte do trabalho braçal do escritório, isso é errado.
Além disso existe um grande de informações que deixam a classe em dúvida sobre o próprio futuro.
De um lado os CRCs/CFC criam campanhas de valorização da classe, inclusive trazendo números de outros países indicando que a profissão cresce em todo o mundo.
Do outro lado a nossa realidade onde a Receita Federal já chegou a dizer que prevê redução de 40% dos escritórios de contabilidade, onde muitos donos de escritório estão buscando um novo rumo. Onde clientes não percebem a diferença nos serviços dos escritórios contábeis optando sempre pelo mais barato.
Um problema que detecto é que os escritórios se burocratizaram muito durante estes anos, muitas vezes engessando sua estrutura e não acompanhando o mercado em termos de gestão de negócios.
Posso dizer isto com segurança, pois trabalhei firme durante 15 anos no setor e após passei para o Marketing, e hoje ajudo escritórios de contabilidade a desenvolverem ao máximo seu potencial.
Mas para isto é sim necessário a desconstrução de imagem, mostrando que o escritório é ativo, que pode sim fazer uma diferença imensa na gestão das empresas.
Fazer valer que o escritório contábil é um agente ativo no desenvolvimento empresarial e age como um fator decisivo na tomada de decisão.
O Contador mais doque nunca precisa tomar a postura de empresário, ir em busca de clientes, agir.
Quantos escritórios oferecem a análise de custos para seus clientes? Quantos escritórios conseguem educar o seu cliente para empreender melhor?
Falta um pouco de ousadia sim. Falta o Contador olhar um pouco para si e ver com lucidez todo o seu potencial….
E para isso é necessário surpreender o cliente com uma postura totalmente diferente da maioria fazendo com que ele encontre no escritório todo o apoio que necessita, e para isso não é necessário investir um caminhão de dinheiro, mas sim é fundamental adotar outra postura, um outro pensamento.
Os escritórios contábeis são uma usina de informações empreariais e estratégicas, o empresário contábil que perceber isso e tomar uma atitude, com certeza, a médio prazo terá destaque em relação a concorrência e será considerado um agente fundamental ao desenvolvimento das empresas.

por Alexandre Ferrão

Fonte: Contábeis via Roberto Dias Duarte.

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