Quanto conhecimento um homem precisa acumular para começar a fazer algo que realmente tenha valor?
Do conhecimento que temos, como sabermos o quanto estamos usando e o que estamos fazendo com tudo aquilo que um dia aprendemos?
O que mais, ou o quanto mais precisamos aprender para tomarmos coragem e agirmos?
O que mais precisamos aprender para começarmos a fazer a diferença?
É certo que de repente acordamos, e nos deparamos com um mundo complexo, em que palavras como estabilidade e segurança não têm mais o mesmo significado que tinham tempos atrás.
Descobrimos, então, que deveríamos nos tornar eternos descobridores. Alunos aplicados para que a vida não viesse a nos reprovar.
Mas cuidado! Uma coisa é paixão por aprender, e saber que sempre podemos aprender um pouco mais. Outra bem diferente é o fato de vivermos com medo, acreditando que nunca sabemos o suficiente. Isso gera uma certa imobilização pela insegurança, provocada pela overdose de informação que o mundo nos apresenta. Eu acredito que, no dia que somos confrontados pela força da realidade, é que aprendemos de verdade alguma coisa. Quando não nos restam alternativas a não ser enfrentar os medos, as limitações. Quando não podemos correr. Nesse dia é que aprendemos de verdade.
Conhecimento só tem valor quando tem vida, e só tem vida quando precisamos colocá-lo em prática. Nos iludimos ao acreditarmos que conhecemos algo somente pelo fato de termos tomado consciência de sua existência. Nos iludimos ao acharmos que o tamanho do nosso conhecimento se define pela quantidade de diplomas que temos ou pelo tempo que ficamos sentados em um banco de escola. Provamos nosso conhecimento quando, para fazermos algo, temos que usá-lo.
Então: qual o tamanho do seu conhecimento?
Melhore sempre, e muito sucesso!
Prof. Jair
Texto de autoria do Prof Jair Santos - Palestrante e Consultor Corporativo - Autor de DVD´s e CD´s de treinamento (Gestão/Vendas/Comportamento). Apresentador na Rádio CBN|SC do quadro Construindo Conhecimento| www.profjair.com.br. Respeite o autor mantendo os devidos créditos.
Comentários
Postar um comentário
Compartilhando idéias e experiências sobre o cenário tributário brasileiro, com ênfase em Gestão Tributária; Tecnologia Fiscal; Contabilidade Digital; SPED e Gestão do Risco Fiscal. Autores: Edgar Madruga e Fabio Rodrigues.