A PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA SOBRE CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA EM PERIÓDICOS E EVENTOS NO PERÍODO DE 1989-2011
Um dos professores do nosso MBA em Contabilidade e Direito Tributário do IPOG foi identificado como um dos 3 profissionais brasileiros que mais produziram materiais científicos na área tributária no País Veja o estudo abaixo.
A PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA SOBRE CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA EM PERIÓDICOS E EVENTOS NO PERÍODO DE 1989-2011
Antonio Carlos Campodonio Eloy Junior, Sandro Vieira Soares, Maria Denize Henrique Casagrande
Resumo
A Contabilidade Tributária é uma das áreas mais antigas, desenvolvidas dentro da Contabilidade, de tal modo que há autores que ligam a função de coletor de impostos à origem da figura do contador. A partir desse conhecimento, esta pesquisa pretende identificar o “estado da arte” da Contabilidade Tributária, segundo as pesquisas apresentadas nos periódicos e eventos de Contabilidade no Brasil. Para tanto, fez-se um estudo descritivo e bibliométrico, com abordagem de dados quali-quantitativa. Foram delimitados, então os artigos oriundos de periódicos mantidos por programas de pós-graduação em Contabilidade e eventos científicos classificados como E1, com áreas temáticas de Contabilidade, segundo o Qualis/Capes (2007-2009). Assim, de um total de 14.473 artigos, publicados em eventos; e 2.395, publicados em periódicos, levantou-se, ao todo, uma amostra de 200 artigos de Contabilidade Tributária, sendo 156 oriundos de eventos científicos e 44 de periódicos. Desse total, a área de Contabilidade Tributária representou cerca de 1% das publicações desses eventos e periódicos analisados. O padrão Lotka, observado nos artigos, revelou que em torno de 78,5% dos autores publicaram um artigo apenas. Os três autores mais prolíficos foram: Luiz Antônio Abrantes, com 17 publicações; Mauro Fernando Gallo, com 10 publicações; e Carlos Alberto Pereira, com 9 publicações.
Fonte: Revista Contabilidade e Controladoria - RC&C
Comentários
Postar um comentário
Compartilhando idéias e experiências sobre o cenário tributário brasileiro, com ênfase em Gestão Tributária; Tecnologia Fiscal; Contabilidade Digital; SPED e Gestão do Risco Fiscal. Autores: Edgar Madruga e Fabio Rodrigues.