Filósofo inaugura 16ª edição do IT Forum com reflexão sobre instauração da sociedade orientada por dados
Cada vez mais pautada pela tecnologia e os impactos provocados pelos seus avanços. Essa é a sociedade em que vivemos, chamada por muitos teóricos de hipermodernidade, na qual a saturação da técnica e da ciência produz novas transformações, inclusive na forma como nos relacionamos com nós mesmos e com o mundo.
Individualistas e centrados em seus projetos “selfie”, narcisistas, ambivalentes e românticos, cheios de dúvidas e incertezas. Essas foram algumas das características pontuadas pelo filósofo e professor Luiz Felipe Pondé ao buscar desenhar um retrato sobre o mundo contemporâneo e os traços que moldam o sujeito pós-moderno durante sua palestra de abertura do IT Forum 2014, que ocorre de 30 de abril a 4 de maio na Praia do Forte, Bahia.
Sob o tema central “Sociedade em Transição”, o especialista explorou diversas peculiaridades dos novos tempos a uma plateia composta por CIOs das maiores companhias do país e representantes da indústria de tecnologia. E nesse contexto, a tecnologia exerce um papel central no direcionamento do modo de vida, em particular, um conceito que empresas de tecnologia e o mundo do negócio vêm explorando bastante nos últimos anos: o big data.
Como um pensador, Pondé foi além dos aspectos técnicos e ampliou ainda mais os reflexos e impactos do big data, o que chamou de ciência e economia de troca de ideias: “O big data, claramente é a próxima ruptura da sociedade”, afirmou. Como ele próprio destacou, tudo ainda é muito recente e, por isso, tantas incertezas e tentativas de lidar com esse novo mundo de dados.
Fingir que não existe o big data já não é mais opção para empresas, mas há uma jeito certo para estabelecer as relações pautadas no uso desses dados? Lidar com os dados assim como bancos lidam com dinheiro, é um caminho vislumbrado pelo filósofo. A técnica e a tecnologia evoluem para que as empresas consigam resolver as questões práticas, principalmente relacionadas a coleta, análise, armazenamento de dados. Mas a inteligência que fará a diferença em meio a uma grande quantidade de informações vai além.
O que fará a diferença para as empresas que vão sair na frente nessa nova era que se instaura? As perspectivas apontadas por Pondé você confere na cobertura completa do ITForum 365 na próxima edição impressa.
Fonte: itforum365
Comentários
Postar um comentário
Compartilhando idéias e experiências sobre o cenário tributário brasileiro, com ênfase em Gestão Tributária; Tecnologia Fiscal; Contabilidade Digital; SPED e Gestão do Risco Fiscal. Autores: Edgar Madruga e Fabio Rodrigues.