É muito comum os problemas serem vistos pelos empreendedores e suas equipes como empecilhos ou entraves para o crescimento da empresa. No entanto, as dificuldades devem ser percebidas como oportunidades de fazer diferente e, até, mesmo se reinventar periodicamente. Na área contábil não haveria de ser diferente.
Vivemos em um mundo onde a conectividade impera e na era 2.0 todas as profissões estão se transformando, o que equivale a dizer que o conhecimento técnico é fundamental, mas apenas ele não basta. É preciso saber gerir a carreira e o negócio tão bem quanto uma grande organização. E esse movimento, em especial na área contábil, está ocorrendo de forma muito acelerada, primeiro porque temos uma diversificação de atividades comum a toda profissão.
Tem havido ainda uma especialização crescente , seja em virtude dos diferentes ramos de atuação dos clientes, seja pela própria abrangência da matéria, requerendo uma visão contábil com vieses fiscal, de auditoria e consultoria, entre outros.
O conhecimento técnico, portanto, está se diversificando e a busca por profissionais mais qualificados em todas as características cresceu a reboque disto. Ao contratar hoje um contador, a empresa procura um profissional que já tenha conhecimento em sua área específica. O supermercado, por exemplo, prefere aquele contador mais experiente no setor varejista; uma indústria, por sua vez, tende a escolher alguém com expertise neste campo, e assim por diante. Afinal, a especialização confere autoridade e referência ao prestador de serviços, possibilitando maior geração de valor para si e para seus clientes.
Do ponto de vista das empresas e escritórios contábeis, é preciso manter-se atualizado, olhar atentamente para a eficácia e a produtividade do seu negócio, assim como ter sempre em mira a própria concorrência. A análise de SWOT é uma excelente oportunidade para avaliar os pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças existentes em torno desse ecossistema. Tal análise é muito importante para todos os tipos de organização, independentemente do seu porte ou natureza. Além disso, deve ser realizada com frequência para que se possa fazer um diagnóstico certeiro com o objetivo de encontrar alternativas estratégicas que tragam resultados viáveis.
A partir dessa avaliação, é preciso remodelar o negócio, porque ao observar forças e fraquezas, estamos, invariavelmente, direcionando nossa atenção para dentro de casa. Com isso, descobrimos o que é preciso mudar, tarefa das mais difíceis, por exigir experiência e feeling empreendedor, ou seja, a capacidade de transformar problemas em soluções.
Como se ensina isso? Não há uma fórmula pronta, nem segredos, só a experiência do dia a dia pode fazê-lo. Uma sugestão é incentivar todos os colaboradores a trazerem para o escritório novas ideias e oportunidades . Tome essa prática como exercício para a sua vida, e verá os benefícios. Contudo, a jornada empreendedora torna-se menos árdua ao se adotar metodologias e práticas globais de gestão, como por exemplo, o Business Model Generation (Canvas), ferramenta que auxilia o processo de inovação em modelos de negócios.
Este é um procedimento que deve ser copiado por todos os empreendedores da área contábil. Além disto, procure anotar diariamente suas ideias sobre novos negócios, mercados ou processos. Cultive o hábito de olhar o problema e buscar maneiras inovadoras de solucioná-lo. Este é o primeiro passo para a diferenciação e valorização dos seus serviços.
Por Roberto Dias Duarte
Roberto Dias Duarte é sócio e presidente do Conselho de Administração da NTW Franchising, a primeira e maior rede de franquias contábeis
Fonte: Roberto Dias Duarte
Comentários
Postar um comentário
Compartilhando idéias e experiências sobre o cenário tributário brasileiro, com ênfase em Gestão Tributária; Tecnologia Fiscal; Contabilidade Digital; SPED e Gestão do Risco Fiscal. Autores: Edgar Madruga e Fabio Rodrigues.