A Receita Federal já disponibilizou, para este ano, o aplicativo que permite que os contribuintes façam um rascunho de seu Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). Através deste método, a pessoa física pode registrar suas despesas ao longo do ano, em vez de realizar o procedimento todo de uma vez só.
O agente da Receita Federal de Criciúma, Rudimar Mariano, destaca que isso permite que a documentação fique armazenada e seja recuperada quando a declaração do Imposto de Renda for ser realizada.
Para 2016, o rascunho tem novidades. A partir de agora, o contribuinte pode fazer a importação da declaração de 2015 para iniciar ou complementar o rascunho e registrar informações sobre doações. Também foram incluídas as ferramentas para inclusão do CPF do responsável pelo pagamento, dos rendimentos isentos de lucro na alienação de bens, e a função para alteração da palavra-chave.
O aplicativo estará disponível até o dia 28 de fevereiro de 2016 e pode ser importado pelos programas de preenchimento da declaração do IRPF 2016. Ele pode ser acessado diretamente na página da Receita Federal, na internet, ou por dispositivos móveis (tablets ou celulares).
Fonte: Engeplus Telecom
Comentários
Postar um comentário
Compartilhando idéias e experiências sobre o cenário tributário brasileiro, com ênfase em Gestão Tributária; Tecnologia Fiscal; Contabilidade Digital; SPED e Gestão do Risco Fiscal. Autores: Edgar Madruga e Fabio Rodrigues.