Com o uso do certificado digital, documento também aumentou segurança contábil das empresas e reduziu fraudes tributárias
Nota também eliminou quase 42,4 bilhões de folhas de papel nos últimos oito anos (Frrnando Morais/VEJA) |
As notas fiscais eletrônicas eliminaram a emissão de mais de 10,6 bilhões de notas fiscais de papel desde a implantação do sistema em 2006. Além do benefício para o meio ambiente, as notas eletrônicas também aumentaram a segurança contábil das empresas e reduziram as fraudes tributárias, graças ao uso do certificado digital para a emissão dos documentos.
Como as antigas notas de papel eram emitidas em quatro vias, a nota eletrônica eliminou quase 42,4 bilhões de folhas de papel nos últimos oito anos, sem contar as folhas de papel carbono usadas antigamente para duplicar os documentos em várias vias de controle.
"A tecnologia vem melhorando os processos contábeis também com outras ferramentas, como o e-CPF ou o e-CNPJ, que permitem assinar digitalmente qualquer tipo de documento com apenas alguns cliques e na hora e no local mais oportuno", afirma o vice-presidente da Certisign, Julio Cosentino, maior certificadora digital do Brasil com 1,4 mil pontos de atendimento.
Precursora da certificação digital na América Latina, a empresa já emitiu ao longo dos seus 18 anos de atividade mais de 6 milhões de certificados digitais.
Fonte: Estadão Conteúdo via veja
Comentários
Postar um comentário
Compartilhando idéias e experiências sobre o cenário tributário brasileiro, com ênfase em Gestão Tributária; Tecnologia Fiscal; Contabilidade Digital; SPED e Gestão do Risco Fiscal. Autores: Edgar Madruga e Fabio Rodrigues.