Estimativa é do Sonegômetro, ferramenta criada para medir sonegação fiscal no país
A sonegação de impostos no Brasil deve alcançar a cifra de R$ 500 bilhões em 31 de dezembro deste ano, afirma Heráclio Camargo, presidente do Sinprofaz (Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional), em entrevista em vídeo ao economista Samy Dana, da FGV (Fundação Getulio Vargas).
O número é medido pelo Sonegômetro, ferramenta criada em 2012 para medir a sonegação fiscal no Brasil. A cifra deve representar um aumento em relação a 2013, quando foram sonegados R$ 415 bilhões em impostos, afirma Camargo.
"Construímos uma ferramenta parecida com o Impostômetro. O placar do Sonegômetro pode ser acessado no sítio sonegometro.com", diz. Segundo Camargo, a ferramenta usa números oficiais da Receita Federal do Brasil e outros estudos sobre tributos específicos para chegar à cifra.
SEMANA
Em vídeo que vai ao ar nesta terça, Camargo fala sobre a alta carga tributária do país, enquanto na quarta-feira ele detalha os principais impostos vigentes no Brasil.
Na sexta-feira, o especialista aborda os tributos que incidem sobre automóveis.
Confira as dicas e avaliações em folha.com/no1494365
Fonte: Folha de São Paulo.
Comentários
Postar um comentário
Compartilhando idéias e experiências sobre o cenário tributário brasileiro, com ênfase em Gestão Tributária; Tecnologia Fiscal; Contabilidade Digital; SPED e Gestão do Risco Fiscal. Autores: Edgar Madruga e Fabio Rodrigues.