A Gerência de Auditoria da Indústria e do Atacado (Geat) da Secretaria da Fazenda estima em 58 contribuintes, com dívida de R$ 28 milhões, o número de empresários que podem ser beneficiados com a alteração da Lei 19.280, que convalida o pagamento do ICMS sem o Fundo de Proteção Social (Protege). O pagamento deve ser feito em até 60 dias, contados da publicação da lei na semana passada, dia 6.
O gerente Francisco Leandro Neto diz que seis auditores fiscais estão encarregados da tarefa de contatar os contribuintes e convencê-los a pagar suas dívidas. Caso percam o prazo de dois meses, os devedores serão autuados pela Sefaz, além de perderem os benefícios fiscais do Produzir/Fomentar, que permitem o pagamento reduzido do ICMS a segmentos da indústria e atacadistas.
A convalidação do pagamento do imposto sem o Protege beneficia ainda parcela do varejo. Além de fixar prazo para o pagamento dos débitos, a lei condiciona a convalidação à inexistência de crédito tributário da empresa na dívida ativa.
Fonte: Sefaz GO via Mauro Negruni
Comentários
Postar um comentário
Compartilhando idéias e experiências sobre o cenário tributário brasileiro, com ênfase em Gestão Tributária; Tecnologia Fiscal; Contabilidade Digital; SPED e Gestão do Risco Fiscal. Autores: Edgar Madruga e Fabio Rodrigues.