Criada em 2004, a marca de roupas masculinas Reserva, que teve sua primeira loja na cidade do Rio de Janeiro, já contabiliza resultados expressivos. São 40 lojas espalhadas pelo Brasil, 1200 multimarcas e mais de dois milhões de fãs declarados no Facebook. Se vestir com Reserva se tornou um conceito. A marca recebeu neste ano o prêmio de uma das empresas mais inovadoras do mundo pela publicação Fast Company. O desafio de administrar e acompanhar tantas lojas, produtos, campanhas e funcionários, fez com que a Reserva implantasse um sistema prático e funcional para realizar o controle operacional e tomar as decisões com agilidade.
Depois de uma pesquisa de mercado, a diretoria da Reserva escolheu o sistema TDA, uma ferramenta de construção de dashboards de Business Inteligence, desenvolvido pela W5 Solutions. "O TDA permite organizar todo o operacional da empresa em painéis informativos, práticos e bem fáceis de entender. Fornece diversos tipos de gráficos e o melhor, não precisa de ninguém para abastecer o sistema. Ele mesmo integra toda a base de dados e atualiza diariamente", conta José Guilherme, responsável pelo Planejamento Financeiro da Reserva.
Antes de utilizar o TDA, o controle operacional era todo feito em planilhas que precisavam ser atualizadas constantemente pelos próprios funcionários. Não existia uma gestão efetiva das taxas de crescimento, nem uma visualização ampla da situação de cada loja. "Nosso sistema era manual, lento e muito pouco eficiente. Não atendia a demanda cada vez maior com nosso crescimento e necessidades", ressalta José Guilherme.
A solução tem um painel informativo com todos os dados de controle de vendas, mostra como está a situação de cada loja, estoque de produtos, evolução mês a mês, necessidades de cada equipe, etc. José explica: "Através de gráficos e planilhas simplificadas conseguimos identificar os problemas e os pontos fortes de cada loja, produto e profissional. Assim, estabelecemos metas mais direcionadas, conseguimos potencializar o que temos de bom e resolver o que não está indo bem".
Desde que o novo sistema foi implementado, as equipes começaram a ser mais exigidas e o trabalho passou a ser mais focado. A informação ficou ao alcance da diretoria e de outros funcionários da Reserva também. "Problemas que antes eram difíceis de identificar puderam ser solucionados e a performance das equipes de cada loja pode ser melhorada", explica o executivo.
Fonte: convergecom.com.br
Comentários
Postar um comentário
Compartilhando idéias e experiências sobre o cenário tributário brasileiro, com ênfase em Gestão Tributária; Tecnologia Fiscal; Contabilidade Digital; SPED e Gestão do Risco Fiscal. Autores: Edgar Madruga e Fabio Rodrigues.