Considerado um dos temas
mais complexos e controversos que rondam o meio contábil brasileiro, a cobrança
de um valor correto para os honorários pagos pelos clientes é uma das
abordagens do Livro “SPED no escritório contábil”, do professor Antonio Sérgio de
Oliveira (R$ 49,90), lançado pela Editora Publicações Jurídicas.
O tema é bastante delicado
entre os profissionais da área. Mas como fazê-lo se há no mercado uma
concorrência voraz e muitas vezes desleal? Afinal, é melhor perder um cliente
que paga pouco e proporciona muito trabalho, ou é preferível mantê-lo, na
esperança de que este concorde em adequar o honorário à realidade dos serviços
prestados por seu contador?
É fundamental que estas
perguntas sejam respondidas por cada contador, visto que já faz algum tempo,
sua demanda vem aumentando gradativamente com a implantação do Sistema Público
de Escrituração Digital (SPED). Tecnologia complexa, ela ainda intimida e
permanece incompreensível para uma parcela considerável dos profissionais da
contabilidade.
O mesmo vem ocorrendo com as
empresas fornecedoras de tecnologia para a área contábil, como softwares, que
se veem às voltas com o aumento dos custos gerados pelo SPED, para manter
determinados clientes. A elevação dos preços e o repasse aos clientes são
inevitáveis.
Em 241 páginas, o professor
mostra ao leitor uma visão abrangente do SPED, mas sem desfocar da realidade de
sua aplicação no dia a dia das empresas de contabilidade.
São eles revisão de
processos do escritório e do cliente; disciplinando o cliente para este novo
momento; cobrança de honorários justos; Escrituração Contábil Digital (ECD);
Escrituração Fiscal Digital (EFD-ICMS), Escrituração Fiscal Digital
(EFD-PIS/Cofins); Nota Fiscal Eletrônica (NF-e); e Sat Fiscal (cupom fiscal
eletrônico).
“O SPED certamente está
trazendo diversas alterações nas relações contador-cliente. É algo tão radical
que podemos dizer com segurança que vai representar uma mudança de cultura na
vida dos escritórios contábeis”, prevê o autor.
O professor diz que tudo vai
mudar nos próximos anos e apresenta este novo cenário ao leitor, mostrando os
cuidados, as providências e os riscos envolvidos na cobrança de valor justo
para o serviço prestado pelos escritórios contábeis. “É a forma mais correta de
fortalecer todo este setor”, salienta.
A obra é destinada aos
empresários da área contábil, funcionários dos escritórios de contabilidade,
trabalhadores das áreas fiscal e contábil das empresas em geral, empresas de
outsourcing, auditorias e consultorias, além de estudantes de Ciências
Contábeis, Administração de Empresas e Tecnologia da Informação.
Os interessados podem obter
a obra pela internet (www.portaldosped.com.br) ou pelos telefones 11 4418-1915
ou 9187-0318
Fonte:TI Inside
Veja Também:
Comentários
Postar um comentário
Compartilhando idéias e experiências sobre o cenário tributário brasileiro, com ênfase em Gestão Tributária; Tecnologia Fiscal; Contabilidade Digital; SPED e Gestão do Risco Fiscal. Autores: Edgar Madruga e Fabio Rodrigues.