por Roberto Dias Duarte
Falar da importância dos sistemas e políticas internas para evitar fraudes e manter a salvo as informações corporativas já se tornou uma obviedade há algum tempo.
Falar da importância dos sistemas e políticas internas para evitar fraudes e manter a salvo as informações corporativas já se tornou uma obviedade há algum tempo.
Mas quem baixou a guarda por
algum motivo neste campo delicado encontra na atual realidade fiscal e
tributária brasileira bons motivos para repensar seus conceitos.
Temos hoje, por exemplo, 4
bilhões de Notas Fiscais eletrônicas mercantis já emitidas, por nada menos de
750 mil empresas.
Em 2012, cerca de 1,5 milhão
de pessoas jurídicas irão produzir, armazenar e transmitir livros fiscais pela
Escrituração Fiscal Digital, seja do ICMS/IPI ou das contribuições PIS/Cofins.
Portanto, cedo ou tarde
todas as empresas estarão sujeitas a fraudes digitais, decorrentes de
vulnerabilidades e ameaças inerentes a este admirável mundo novo.
As mais comuns, em especial
para as pequenas e médias empresas, são estas:
- Receber nota fiscal em
papel de um fornecedor que deveria emitir nota eletrônica.
- Receber mercadorias
acompanhadas do Documento Auxiliar da NF-e (Danfe), mas sem o arquivo digital
da NF-e.
- Receber Danfe de NF-e não
autorizada.
- Receber mercadoria
acompanhada do Danfe e o arquivo eletrônico da NF-e com informações
adulteradas. Ou seja, as informações constantes no papel diferem das digitais.
- Usar um serviço comum de
e-mail para transmitir os arquivos digitais da NF-e aos clientes e
transportadores, o que não garante a entrega tampouco o sigilo das informações.
- Receber NF-e com códigos,
cálculos tributários, classificação de mercadorias e até mesmo dados cadastrais
errados, o que pode caracterizar o documento como inidôneo.
- Não guardar os arquivos
digitais da NF-e pelo prazo legal.
-Armazenar os arquivos dos
documentos fiscais eletrônicos sem a devida segurança e organização.
- Divergência de informações
entre as notas fiscais eletrônicas e os arquivos fiscais digitais do SPED,
Sintegra e outros.
Algumas medidas preventivas
podem ser tomadas, a fim de evitar a ocorrência de incidentes como estes:
- Definir atribuições, bem
como o principal responsável pela segurança da informação na empresa.
- Usar os tipos de
certificados digitais condizentes às necessidades da empresa, como forma de
economizar tempo e dinheiro.
- Usar sistemas para apoio à
gestão empresarial (ERP) que tenham conformidade fiscal e possuam
características mínimas de gestão da segurança da informação. Analisar o
histórico da empresa fornecedora do software também ajuda muito.
- Organizar a empresa. Não
adianta informatizar a bagunça. A implantação de documentos eletrônicos e
livros fiscais digitais é um processo inevitável para todas as empresas
brasileiras. O quanto antes você começar a repensar sua empresa, menos
“surpresas” desagradáveis terá;
- Formalizar as
responsabilidades quanto à segurança da informação. O “Termo de Compromisso”
define quais recursos e quais informações cada profissional deve utilizar para
realizar seu trabalho.
- 123456, admin, senha,
1234567, 12345678, qwerty, abc123, 1111111, 123123, 6543321, qazwsx, nome. Se
seus funcionários utilizam estas senhas, sua segurança é zero!
- Crie políticas para cópias
de segurança (backup) e coloque-as em prática. Já vi muita empresa cometer
erros primários e perder todas as notas eletrônicas emitidas.
- Defina políticas para uso
de antivírus e coloque-as em prática. Padronize. Não adianta ter, em cada
computador da empresa, um antivírus diferente. Nem deixá-los desatualizados.
- Padronize o uso de correio
eletrônico. Há informações que não devem ser transmitidas por este tipo de
serviço. Estabeleça limites para o uso tanto no envio quanto no recebimento.
- Entenda as redes sociais.
Use-as, mas não seja usado por elas. Há muita gente enviando arquivos do SPED e
da NF-e para comunidades, em busca de ajuda. Esse tiro pode sair pela culatra,
pois há perfis falsos que buscam informações sigilosas das empresas. Imagine se
alguém obtém o arquivo da sua contabilidade de um ano todo?
Veja Também:
Veja Também:
Comentários
Postar um comentário
Compartilhando idéias e experiências sobre o cenário tributário brasileiro, com ênfase em Gestão Tributária; Tecnologia Fiscal; Contabilidade Digital; SPED e Gestão do Risco Fiscal. Autores: Edgar Madruga e Fabio Rodrigues.