Por Pollyana Flores Maciel
É impossível mensurar as
perdas de receita que as empresas têm por conta de cadastros de clientes,
mercadorias e fornecedores desatualizados e pessimamente geridos, mas
certamente milhões de reais vão pelo ralo todos os anos no Brasil. O alerta do
diretor de franquias da Prosoft Tecnologia, Iron Garrido.
A ineficiência em manter um
banco de dados desta natureza passa por diversos aspectos. Além da própria
falta de experiência dos empresários em lidar com cadastros, os profissionais
responsáveis por mantê-los atualizados e limpos também não obtêm êxito, seja
pelo desconhecimento sobre o tema, o software em questão ou mesmo por
desinteresse.
“Com a implantação do
Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e o crescimento no ritmo das
informações trocadas entre as empresas e o Fisco, ter bancos de dados
atualizados e saneados cotidianamente, apesar de representar custos, é
essencial para a sobrevivência da companhia, visto que atende às demandas das
áreas fiscal, tributária e contábil”, argumenta.
O especialista afirma que
ficou para trás o tempo em que o empresário achava importante apenas controlar
os processos decorrentes do setor financeiro, como idas ao banco, contas a
pagar e a receber, vendas, compras, estoque, emissão de cupons fiscais e notas.
“Com o projeto SPED, o
empresário precisa ter muito cuidado com as informações geradas em seus
sistemas, e depende do contador para auxiliá-lo e orientá-lo em seu negócio.
Afinal, empresas desorganizadas precisarão passar por um processo de
reestruturação urgente, se ainda pensam em garantir sua continuidade”, prevê o
executivo da Prosoft Tecnologia.
Garrido aponta os erros mais
comuns na gestão de cadastro, como a inserção múltipla de um mesmo produto no
sistema, invariavelmente com descrições completamente diferentes. E, mais
grave, acabam até cadastrando itens com substituição tributária como se fossem
tributados ou isentos.
“O saneamento de cadastros
não é uma tarefa tão simples quanto pode parecer. A experiência mostra que as
empresas acabam subestimando a importância do assunto e, na maioria das vezes,
não têm a visão clara da abrangência do trabalho a ser efetuado”, ressalta
Garrido, reforçando que alguns Estados e municípios já estão impedindo em tempo
real a venda de produtos e serviços para empresas com pendências.
Para o diretor da Prosoft
Tecnologia, este é um trabalho recorrente a ser realizado no âmbito
empresarial. Muitos contadores, por exemplo, já estão usando softwares que realizam
análises das informações, inovação que os auxiliam a mostrar para seus clientes
erros nas informações geradas. “O mais importante é a consciência do empresário
de que estes ajustes devem ser feitos o quanto antes”, salienta.
Prosoft Tecnologia
A Prosoft provê soluções
completas de gestão empresarial baseadas em recursos de TI, processos e
tratamento da legislação fiscal, trabalhista e tributária, para empresas
contábeis e seus clientes, com presença em todo o território nacional,
oferecendo segurança e resultados por meio de recursos avançados, ética e
respeito às pessoas e empresas. Atualmente com uma carteira composta por mais
de 30 mil clientes, a companhia tem cerca de 150 mil usuários e recebe o apoio
de uma rede de mais de 60 franquias estrategicamente nas maiores cidades
brasileiras.
Postado por Pollyana Flores
Maciel emwww.joseadriano.com.br
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Compartilhando idéias e experiências sobre o cenário tributário brasileiro, com ênfase em Gestão Tributária; Tecnologia Fiscal; Contabilidade Digital; SPED e Gestão do Risco Fiscal. Autores: Edgar Madruga e Fabio Rodrigues.